Pular para o conteúdo principal

Trangênico - perigo em todos os lados - combata, lute, não consuma


Tenho postado sobre o tema dos trangênicos, porque as pessoas ainda não estão compreendendo a verdade por traz deste tipo de alimento. 
Quando em 1987 Pat MOONEY lançou o livro " O escândalo das sementes" em que o foco principal é o domínio na produção de alimentos, muitos profissionais da área não tiveram e  até hoje ainda não querem ter não a verdadeira compreensão sobre o tema. Não querem saber ou ver o que esta nos nossos olhos.
Sexta feira fui ao supermercado comprar um farelo de milho, NÃO COMPREI, apesar de amar cuscuz no café da manhã e a noite, todas as marcas são milho TRANGÊNICO, aproveitei e fui ver outros derivados de milho para crianças, MÃES TODOS SÃO TRANGÊNICOS.
Quando lemos uma reportagem de que os agricultores não estão vendo a vantagem do plantio de trangênicos e querem voltar a plantar as sementes antigas, só não estão conseguindo  e porque? 
  • quem domina a produção de sementes são as multinacionais que produzem os trangênicos, os adubos e os pesticidas. Então o agricultor agora terá que continuar pagando os royalties a estas empresas e a continuar refém dos pacotes tecnológicos dela. 
  • Mais uma vez,  PAT MOONEY falou sobre isso em 1987.
Portanto vocês profissionais, acordem para este tema, acordem para lutarmos pelas nossas sementes, elas pertencem a humanidade, não digam amém a tudo que vem das grandes multinacionais do agronegócio.

Vocês consumidores, vamos rejeitar estes produtos, falem com o dono do supermercado, padaria, ele falará com o representante e iniciaremos uma corrente por alimentos saudáveis.

Em alguns países, estados e municípios a comunidade lutou e virou LEI. Já estão proibidos estes tipos de alimentos, vamos lutar também.

Abaixo segue os links das reportagens e também de programas como o Soja Livre, a busca pelo aumento do plantio da soja tradicional.


O link abaixo dá acesso à notícia, informando que a municipalidade de San José, capital da Costa Rica, proibiu venda, produção e consumo de transgênicos. A medida deverá ser acopanhada por prefeituras de outras 26 cidades:

Já os links abaixo dão acesso a matérias do programa Soja Livre:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agroecología Bases teóricas para el diseño y manejo de agroecosistemas sustentables Editores: Sarandón, Santiago Javier | Flores, Claudia Cecilia

Agroecología Bases teóricas para el diseño y manejo de agroecosistemas sustentables Editores:  Sarandón, Santiago Javier |  Flores, Claudia Cecilia 2014 Tipo de documento:   Libro Resumo El libro Agroecología y Desarrollo Sustentable, editado por Santiago J. Sarandon y Claudia Cecilia Flores de La Facultad de Ciencias Agrarias y Forestales de la UNLP, viene a llenar un gran vacío en nuestra literatura agroecológica al entregarnos un libro adaptado a las necesidades del currículo agronómico que se desarrolla en la mayoría de las Universidades e Instituciones de Educación Agropecuaria en América Latina. El libro se suma a la escuela de pensamiento que define a la Agroecología como la aplicación de conceptos y principios ecológicos en el diseño y gestión de agroecosistemas sostenibles. La Agroecología aprovecha los procesos naturales de las interacciones que se producen en la finca con el fin de reducir el uso de insumos externos y mejorar la eficiencia biol...

Presença de Glifosato em Leite Materno

Testes realizados em mães estadunidenses mostraram a presença do herbicida glifosato, comercializado pela Monsanto sob a marca  Roundup , no leite materno. Os testes foram encomendados pelas ONGs  Moms Across America  e  Sustainable Pulse  e mostraram altos níveis do veneno em 3 das 10 amostras coletadas (76 ug/l, 99 ug/l and 166 ug/l): de 760 a 1.600 vezes maiores que o limite máximo permitido para a água potável na Europa. Foram também analisadas amostras de urina e de água potável nos EUA para detecção de glifosato. Os níveis do herbicida encontrados nas amostras de urina foram mais de 10 vezes maiores que aqueles encontrados em testes similares realizados na Europa em 2013 pela ONG Friends of the Earth . A presença do glifosato também foi detectada em 13 das 21 amostras de água potável, algumas em níveis superiores ao limite permitido na Europa. Zen Honeycutt, fundadora e diretora da ONG  Moms Across America , informou que “as mães q...

Agrotóxicos, conhecimento científico e popular

Continuando as informações sobre agrotóxico e saúde humana, excelentes estudos disponibilizado pelo Ecodebate. ‘Agrotóxicos, conhecimento científico e popular: construindo a ecologia de saberes’ já está disponível na internet Publicado em janeiro 18, 2013 por  HC Terceira parte do dossiê Abrasco já está disponível na internet ‘Agrotóxicos, conhecimento científico e popular: construindo a ecologia de saberes’ é o título da última parte do documento, lançado durante o Abrascão Dossiê Parte 1 – Agrotóxicos, segurança alimentar e nutricional e saúde Dossiê Parte 2 – Agrotóxicos, saúde, ambiente e sustentabilidade Dossiê Parte 3 – Agrotóxicos, conhecimento científico e popular: construindo a ecologia de saberes Nos últimos três anos o Brasil vem ocupando o lugar de maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Os impactos à saúde pública são amplos porque atingem vastos territórios e envolvem diferentes grupos populacionais como trabalhadores em di...