Agricultores dos EUA podem parar de plantar GMs depois do rendimento global pobre
FARMERS WEEKLY - Robyn Vinter
Wednesday 06 February 2013 08:30
Alguns agricultores dos EUA estão considerando retornar a semente convencional após aumento de resistência de pragas falhas no cultivo significando que cultivos de GM mostraram menores rendimentos globalmente do que suas contrapartes não-GM.
Agricultores nos EUA pagam um extra em torno de $100 por hectare para as sementes GM, e muitos estão questionando se eles vão continuar a ver os benefícios do uso de GMs.
"É tudo sobre análise de custo benefício," disse o economista Dan Basse, Presidente da empresa de pesquisa agrícola americana AgResource.
"Os agricultores estão a pagar extra para a tecnologia mas viram rendimentos que não são melhores do que há 10 anos. Eles estão começando a se perguntar por que eles estão gastando dinheiro extra na tecnologia."
Um dos maiores problemas que os EUA tem visto com sementes GM é resistência. Enquanto se esperava ser 40 anos para que a resistência começasse a se desenvolver, pragas como a broca de raís do milho formaram uma resistência de culturas GM em apenas 14 anos.
"Os agricultores estão pagando extra pela tecnologia mas tem observado rendimentos que não são melhores do que há 10 anos." Dan Basse
"Alguns desses insetos vão comer a planta e ele irá torná-los doentes, mas não matá-los. Isto começa nos bolsos do país mas, em seguida, torna-se mais difundido.
"Nós estamos pensando em retornar o cultivo para controlá-lo," disse o Senhor Basse. "Eu agora uso inseticidas novamente."
Uma das questões se agricultores voltam para não-GMs será a disponibilidade de sementes, ele disse, como cerca de 87% dos agricultores amricanos plantam sementes geneticamente modificadas.
Os países de maior performance no rendimento da colheita no ano passado foram na Ásia, em particular China, onde os agricultores não usam sementes GM.
Comentários
Postar um comentário