No dia 28 de Maio a Organização de Conservação da Terra realizou capacitação em avaliação de qualidade do solo e saúde dos cultivos em áreas de sistemas agroflorestais. A atividade foi fruto de uma das ações da Pequena Empresa Conservação Produtiva, em parceria com o IF Baiano e contou com a participação de 32 agricultores multiplicadores de nove comunidades da APA do Pratigi.
Durante o curso, ministrado pela engenheira agrônoma do IF Cinira Fernandes, os agricultores puderam conhecer um pouco mais sobre a qualidade do solo e saúde dos cultivos, além de indicadores econômicos e socioculturais, o que os habilitará para realização do monitoramento do desenvolvimento das áreas de SAF por meio da utilização de técnicas de fácil aplicação em campo, como o uso de arame para análise da compactação do solo, uso de sardinha para avaliação da presença de invertebrados, água oxigenada para a presença de microrganismos na terra e observações d e outras características do solo e de desenvolvimento das plantas.
Segundo Ana Paula Matos, líder da PE CP as oficinas objetivam despertar um novo olhar dos agricultores sob suas áreas produtivas, possibilitando um avalição mais critica, que esperamos ser associada às novas técnicas difundidas por nossa equipe de campo para eliminar possíveis falhas nos sistemas e desta forma impulsionar o processo de transição no modelo tecnológico atual de convencional para agroecológico, pautado na sustentabilidade.

Publicado em: http://www.oct.org.br/wp/capacitacao-em-avaliacao-do-solo-e-saude-dos-cultivos-atrai-agricultores-da-apa-do-pratigi/
Comentários
Postar um comentário