Pular para o conteúdo principal

Aberto Edital para Bolsistas dos Projetos de Agroecologia do Núcleo de Estudos em Agroecologia do IF Baiano

Caros Alunos está aberto edital para bolsistas dos projetos de Agroecologia do nosso Núcleo de Estudos.

EDITAL 001/2013

O Núcleo de Estudo em Agroecologia do IF Baiano e o Grupo de Pesquisa em Qualidade de Cacau torna público no âmbito do IF Baiano - Campus Uruçuca, seleção de bolsistas para o projeto "Desenvolvimento de Sistema de Produção em Conformidade Orgânica e aumento da Qualidade de Cacau de Cooperativas do Sul da Bahia", Edital Nº 94/2013 – CNPq e do projeto Rede Agroecologia Sul da Bahia, nos seguintes termos:

1. DAS VAGAS, DEDICAÇÃO AO PROJETO, VALOR E DURAÇÃO DA BOLSA:

Tabela 1 – Bolsas contempladas no projeto aprovado/edital 94 CNPq e 81 CNPQ.



DAS MODALIDADES DE BOLSAS DO CNPq

2.1 Iniciação Tecnológica e Industrial - ITI

Finalidade

Estimular o interesse para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico em estudantes do nível médio e superior ou de graduados em nível médio.

Requisitos para o bolsista
a) para estudantes de nível médio ou superior, estar regularmente matriculado;
b) graduado em nível médio há, no máximo, 3 (três) anos;
c) não estar vinculado ao mercado de trabalho, e
d) dedicar-se em tempo adequado às necessidades do projeto, conforme definido no plano de trabalho.

Benefícios
Mensalidades, conforme tabela de valores de bolsas estabelecida em Resolução Normativa específica.
Critérios mínimos para enquadramento dos bolsistas

ITI-B- Estudante de nível médio.

2.2 Extensão no País - EXP

Finalidade
Apoiar profissionais e especialistas visando ao desenvolvimento de atividades de extensão inovadora ou transferência de tecnologia. Compreende ações voltadas para o desenvolvimento de produtos e processos inovadores e a disseminação de conhecimento, cuja relevância possa contribuir para a inclusão social e o desenvolvimento econômico do País.

Requisitos para o bolsista
a) ter conhecimento adequado à atividade a ser desenvolvida; e
b) dedicar-se em tempo adequado às necessidades do projeto, conforme definido no plano de trabalho.

Benefícios
Mensalidades, conforme tabela de valores de bolsas estabelecida em Resolução Normativa específica.
Profissionais com vínculo celetista ou estatutário receberão 60% (sessenta por cento) do valor da bolsa, no nível em que forem enquadrados.
Critérios mínimos para enquadramento dos bolsistas

EXP-C- Profissional/Instrutor com atuação em atividades de extensão, desenvolvimento e/ou transferência de tecnologia.
NOTA:A experiência será comprovada por meio do Currículo Lattes.

2.3 Iniciação ao Extensionismo - IEX

Finalidade
Fortalecer, mediante projeto de pesquisa ou extensão, orientado por pesquisador qualificado, a interação entre universidade e sociedade no que tange a geração e transferência de conhecimentos, construindo um ambiente favorável à promoção de uma agenda estratégica local voltada ao desenvolvimento sustentável.

Requisitos para o bolsista
a) estar regularmente matriculado em nível superior;
b) não estar vinculado ao mercado de trabalho, e
c) dedicar-se em tempo adequado às necessidades do projeto, conforme definido no plano de trabalho.
NOTA:O estudante deverá ter perfil voltado à prática extensionista e ter capacidade de lidar, por meio de metodologias participativas, diretamente com diferentes questões e atores sociais.

Benefícios
Mensalidades, conforme tabela de valores de bolsas estabelecida em Resolução Normativa específica.

3. DA INSCRIÇÃO:

3.1. PERÍODO: de 07 de janeiro de 2014 a 13 de janeiro de 2014, das 14:00h às 17:00h.
Obs.: Será permitida a inscrição de candidatos por meio de um representante, desde que munido de procuração.

3.2. DOCUMENTOS EXIGIDOS:
- Ficha de inscrição (em anexo);
- Currículo Lattes (preencher e imprimir em lattes.cnpq.br);
- Cópia do RG e CPF.

3.3. LOCAL: Os documentos descritos no item 2.3 deste edital deverão ser entregues, no ato da inscrição, na Secretária do Centro de Agroecologia.

3.4. CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO: Somente será permitida a inscrição de candidatos que estejam enquadrados, simultaneamente, nas seguintes condições:
- Que esteja munido de todos os documentos supracitados.
- Não possuir vínculo empregatício.
- Estar regularmente matriculado em cursos de ensino médio ou superior.
3. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
- Avaliação do currículo Lattes; e
- Entrevista individual com os coordenadores do Projeto;

4. LOCAL, DATA E HORÁRIO DA SELEÇÃO:
A seleção será realizada no dia 16 de janeiro a partir das 13:00 horas no Centro de Agroecologia do IF Baiano Campus Uruçuca.

5. DO RESULTADO FINAL E DO RECURSO:

5.1. RESULTADO FINAL:
O resultado final da seleção será divulgado nos murais do Campus Uruçuca e na página do FACEBOOK professor Durval Libânio Netto Mello

Uruçuca, 06 de janeiro de 2014.
Prof. Durval Libanio Netto Mello
Coordenador Núcleo de Estudos em Agroecologia IF Baiano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Turma do Curso de Agroecologia do IF Baiano Campus Uruçuca fará trabalho com comunidades do entorno do Instituto

Os alunos do Curso de Agroecologia do IF Baiano, campus Uruçuca, estarão realizando  diagnóstico participativo com grupos associativos do município de Uruçuca. A disciplina de Metodologias Participativas de Intervenção, fez o desafio para que  eles levantassem dados de alguns grupos associativos, escolhidos por eles. A importância deste trabalho é que passa-se a ter maior conhecimento das demandas e potencialidades locais, ao mesmo tempo em que inicia a formação de um banco de dados auxiliando  futuras ações do Instituto com a comunidade. Os grupos escolhidos pelos alunos foram: A Associação de Pescadores e Marisqueiras de Serra Grande, A Associação dos Agricultores do Corisco, O PA Rochedo, A Associação dos Agricultores dos 3 Paus e Associação dos Agricultores do Barrocão. O grupo que que fará o trabalho com os Pescadores de Serra Grande, fez um primeiro contato, onde a receptividade foi muito boa e a Associação mostrou um grande interesse na realização deste trabalh...

Governo libera uso de agrotóxicos sem registro

Governo libera uso de agrotóxicos sem registro Publicado em Quinta, 11 Abril 2013 16:16 da Agência Estado Mesmo com dois pareceres técnicos contrários, o Ministério da Agricultura (Mapa) liberou o uso de um agrotóxico não registrado no País para combater emergencialmente uma praga nas lavouras de algodão e soja. A decisão, publicada anteontem no Diário Oficial, permite o uso de defensivos agrícolas que tenham em sua composição o benzoato de emamectina, substância que, por ser considerada tóxica para o sistema neurológico, teve seu registro negado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2007. O uso de agrotóxicos no País é norteado por pareceres do Comitê Técnico de Assessoramento para Agrotóxicos (CTA), formado por membros dos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente e da Anvisa - os dois últimos são encarregados de avaliar os riscos do uso de defensivo para o meio ambiente e a saúde pública.Em março, diante da praga da lagarta quarentenária A-1 Helicov...

Trangênico a mentira.....

Agricultores dos EUA podem parar de plantar GMs depois do rendimento global pobre FARMERS WEEKLY - Robyn Vinter Wednesday 06 February 2013 08:30 http://www.fwi.co.uk/articles/06/02/2013/137518/us-farmers-may-stop-planting-gms-after-poor-global-yields.htm   Alguns agricultores dos EUA estão considerando retornar a semente convencional após aumento de resistência de pragas falhas no cultivo significando que cultivos de GM mostraram menores rendimentos globalmente do que suas contrapartes não-GM. Agricultores nos EUA pagam um extra em torno de $100 por hectare para as sementes GM, e muitos estão questionando se eles vão continuar a ver os benefícios do uso de GMs. "É tudo sobre análise de custo benefício," disse o economista Dan Basse, Presidente da empresa de pesquisa agrícola americana AgResource. "Os agricultores estão a pagar extra para a tecnologia mas viram rendimentos que não são melhores do que há 10 anos. Eles estão começando a se perguntar por ...