Pular para o conteúdo principal

Aberto Edital para Bolsistas dos Projetos de Agroecologia do Núcleo de Estudos em Agroecologia do IF Baiano

Caros Alunos está aberto edital para bolsistas dos projetos de Agroecologia do nosso Núcleo de Estudos.

EDITAL 001/2013

O Núcleo de Estudo em Agroecologia do IF Baiano e o Grupo de Pesquisa em Qualidade de Cacau torna público no âmbito do IF Baiano - Campus Uruçuca, seleção de bolsistas para o projeto "Desenvolvimento de Sistema de Produção em Conformidade Orgânica e aumento da Qualidade de Cacau de Cooperativas do Sul da Bahia", Edital Nº 94/2013 – CNPq e do projeto Rede Agroecologia Sul da Bahia, nos seguintes termos:

1. DAS VAGAS, DEDICAÇÃO AO PROJETO, VALOR E DURAÇÃO DA BOLSA:

Tabela 1 – Bolsas contempladas no projeto aprovado/edital 94 CNPq e 81 CNPQ.



DAS MODALIDADES DE BOLSAS DO CNPq

2.1 Iniciação Tecnológica e Industrial - ITI

Finalidade

Estimular o interesse para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico em estudantes do nível médio e superior ou de graduados em nível médio.

Requisitos para o bolsista
a) para estudantes de nível médio ou superior, estar regularmente matriculado;
b) graduado em nível médio há, no máximo, 3 (três) anos;
c) não estar vinculado ao mercado de trabalho, e
d) dedicar-se em tempo adequado às necessidades do projeto, conforme definido no plano de trabalho.

Benefícios
Mensalidades, conforme tabela de valores de bolsas estabelecida em Resolução Normativa específica.
Critérios mínimos para enquadramento dos bolsistas

ITI-B- Estudante de nível médio.

2.2 Extensão no País - EXP

Finalidade
Apoiar profissionais e especialistas visando ao desenvolvimento de atividades de extensão inovadora ou transferência de tecnologia. Compreende ações voltadas para o desenvolvimento de produtos e processos inovadores e a disseminação de conhecimento, cuja relevância possa contribuir para a inclusão social e o desenvolvimento econômico do País.

Requisitos para o bolsista
a) ter conhecimento adequado à atividade a ser desenvolvida; e
b) dedicar-se em tempo adequado às necessidades do projeto, conforme definido no plano de trabalho.

Benefícios
Mensalidades, conforme tabela de valores de bolsas estabelecida em Resolução Normativa específica.
Profissionais com vínculo celetista ou estatutário receberão 60% (sessenta por cento) do valor da bolsa, no nível em que forem enquadrados.
Critérios mínimos para enquadramento dos bolsistas

EXP-C- Profissional/Instrutor com atuação em atividades de extensão, desenvolvimento e/ou transferência de tecnologia.
NOTA:A experiência será comprovada por meio do Currículo Lattes.

2.3 Iniciação ao Extensionismo - IEX

Finalidade
Fortalecer, mediante projeto de pesquisa ou extensão, orientado por pesquisador qualificado, a interação entre universidade e sociedade no que tange a geração e transferência de conhecimentos, construindo um ambiente favorável à promoção de uma agenda estratégica local voltada ao desenvolvimento sustentável.

Requisitos para o bolsista
a) estar regularmente matriculado em nível superior;
b) não estar vinculado ao mercado de trabalho, e
c) dedicar-se em tempo adequado às necessidades do projeto, conforme definido no plano de trabalho.
NOTA:O estudante deverá ter perfil voltado à prática extensionista e ter capacidade de lidar, por meio de metodologias participativas, diretamente com diferentes questões e atores sociais.

Benefícios
Mensalidades, conforme tabela de valores de bolsas estabelecida em Resolução Normativa específica.

3. DA INSCRIÇÃO:

3.1. PERÍODO: de 07 de janeiro de 2014 a 13 de janeiro de 2014, das 14:00h às 17:00h.
Obs.: Será permitida a inscrição de candidatos por meio de um representante, desde que munido de procuração.

3.2. DOCUMENTOS EXIGIDOS:
- Ficha de inscrição (em anexo);
- Currículo Lattes (preencher e imprimir em lattes.cnpq.br);
- Cópia do RG e CPF.

3.3. LOCAL: Os documentos descritos no item 2.3 deste edital deverão ser entregues, no ato da inscrição, na Secretária do Centro de Agroecologia.

3.4. CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO: Somente será permitida a inscrição de candidatos que estejam enquadrados, simultaneamente, nas seguintes condições:
- Que esteja munido de todos os documentos supracitados.
- Não possuir vínculo empregatício.
- Estar regularmente matriculado em cursos de ensino médio ou superior.
3. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
- Avaliação do currículo Lattes; e
- Entrevista individual com os coordenadores do Projeto;

4. LOCAL, DATA E HORÁRIO DA SELEÇÃO:
A seleção será realizada no dia 16 de janeiro a partir das 13:00 horas no Centro de Agroecologia do IF Baiano Campus Uruçuca.

5. DO RESULTADO FINAL E DO RECURSO:

5.1. RESULTADO FINAL:
O resultado final da seleção será divulgado nos murais do Campus Uruçuca e na página do FACEBOOK professor Durval Libânio Netto Mello

Uruçuca, 06 de janeiro de 2014.
Prof. Durval Libanio Netto Mello
Coordenador Núcleo de Estudos em Agroecologia IF Baiano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agroecología Bases teóricas para el diseño y manejo de agroecosistemas sustentables Editores: Sarandón, Santiago Javier | Flores, Claudia Cecilia

Agroecología Bases teóricas para el diseño y manejo de agroecosistemas sustentables Editores:  Sarandón, Santiago Javier |  Flores, Claudia Cecilia 2014 Tipo de documento:   Libro Resumo El libro Agroecología y Desarrollo Sustentable, editado por Santiago J. Sarandon y Claudia Cecilia Flores de La Facultad de Ciencias Agrarias y Forestales de la UNLP, viene a llenar un gran vacío en nuestra literatura agroecológica al entregarnos un libro adaptado a las necesidades del currículo agronómico que se desarrolla en la mayoría de las Universidades e Instituciones de Educación Agropecuaria en América Latina. El libro se suma a la escuela de pensamiento que define a la Agroecología como la aplicación de conceptos y principios ecológicos en el diseño y gestión de agroecosistemas sostenibles. La Agroecología aprovecha los procesos naturales de las interacciones que se producen en la finca con el fin de reducir el uso de insumos externos y mejorar la eficiencia biol...

Presença de Glifosato em Leite Materno

Testes realizados em mães estadunidenses mostraram a presença do herbicida glifosato, comercializado pela Monsanto sob a marca  Roundup , no leite materno. Os testes foram encomendados pelas ONGs  Moms Across America  e  Sustainable Pulse  e mostraram altos níveis do veneno em 3 das 10 amostras coletadas (76 ug/l, 99 ug/l and 166 ug/l): de 760 a 1.600 vezes maiores que o limite máximo permitido para a água potável na Europa. Foram também analisadas amostras de urina e de água potável nos EUA para detecção de glifosato. Os níveis do herbicida encontrados nas amostras de urina foram mais de 10 vezes maiores que aqueles encontrados em testes similares realizados na Europa em 2013 pela ONG Friends of the Earth . A presença do glifosato também foi detectada em 13 das 21 amostras de água potável, algumas em níveis superiores ao limite permitido na Europa. Zen Honeycutt, fundadora e diretora da ONG  Moms Across America , informou que “as mães q...

Agrotóxicos, conhecimento científico e popular

Continuando as informações sobre agrotóxico e saúde humana, excelentes estudos disponibilizado pelo Ecodebate. ‘Agrotóxicos, conhecimento científico e popular: construindo a ecologia de saberes’ já está disponível na internet Publicado em janeiro 18, 2013 por  HC Terceira parte do dossiê Abrasco já está disponível na internet ‘Agrotóxicos, conhecimento científico e popular: construindo a ecologia de saberes’ é o título da última parte do documento, lançado durante o Abrascão Dossiê Parte 1 – Agrotóxicos, segurança alimentar e nutricional e saúde Dossiê Parte 2 – Agrotóxicos, saúde, ambiente e sustentabilidade Dossiê Parte 3 – Agrotóxicos, conhecimento científico e popular: construindo a ecologia de saberes Nos últimos três anos o Brasil vem ocupando o lugar de maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Os impactos à saúde pública são amplos porque atingem vastos territórios e envolvem diferentes grupos populacionais como trabalhadores em di...